Resenha: Lolita -Vladimir Nabokov

08:31 PATY 49 Comments

Sempre gostei de romances antigos, acho  o vocábulo muito rico, além da infinidade de detalhes. Lolita  de Vladimir Nabokov é um dos maiores romances literários da história.
Aborta diversos assuntos, alguns consideravelmente polêmicos, questões psíquicas, egoísmo, sensualidade, imaturidade entre outros.
O romance é muito maduro, Sendo assim uma linguagem de  difícil interpretação.

A leitura se tornou um vicio tediante, se é que dá para compreender, li as 150 primeiras páginas em 2 dias, tentando parar, contudo era mais forte que eu. Hahaha^  ^ 




Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta:
a ponta da língua faz uma viagem de três passos pelo céu da boca abaixo e, no terceiro, bate
nos dentes. Lo. Li. Ta.


Quando tento analisar os meus anseios, as minhas razões, os meus
atos, etc., rendo-me a uma espécie de imaginação retrospectiva, que alimenta a faculdade
analítica com alternativas sem fim e faz que o caminho visualizado bifurque e torne a bifurcar
infinitamente na perspectiva enlouquecedoramente complexa do meu passado.


O Romance gira em torno Humbert um professor de meia idade intelectual, vaidoso, cínico e que tem uma paixão obsessiva por meninas de 10 aos 12 anos, as chamadas ''ninfetas''.
Ele é uma incógnita para os médicos que tentam tratar essa sua obsessão, contudo ele sorrir dos médico e acha essa história uma loucura engraçadíssima.



''Descobri uma fonte
infinita de sadia recreação em brincar com psiquiatras: ludibriando-os manhosamente; não
permitindo nunca que percebam que conhecemos os truques da profissão; inventando, para
eles, sonhos complicados, clássicos puros em estilo (que os leva a eles, aos extorsionistas do
sonho, a sonhar e a acordar aos gritos); arreliando-os com simuladas cenas primitivas, e nunca
lhes consentindo o mais leve vislumbre dos nossos verdadeiros problemas sexuais.''



Humbert viaja com muita frequencia, e entre uma de suas viagens acaba se hospedando na Casa de uma Viúva Srt Haze muito egoísta por sinal, que tinha  uma filha a Lolita, essa por sua vez tem 12 anos, é muito astuta e cheia de charme e provocativa

Humbert se apaixona por Lolita e passa a ter muitas ideias a cerca de possuí-la. Imatura a mocinha faz diversos joginhos, já percebendo a fraqueza do Humbert, longe dos olhos da mãe claro. 
A mãe xinga muito a filha, e diz que ela é uma pedra no seu sapato, a chama de nojenta e diz que não gosta de escovar os dentes. 

Contudo nada disso é impecilho para Humbert que só se apaixona mais e mais. 
Seu diário é guardado a sete chaves, memórias e delírios de uma paixão até então impossível. 
Humbert sempre busca estar próximo de Lolita e aproxima de sua mãe, convida para passeios em família, afim de ter a ''ninfeta'' sempre por perto.

Em um desses passeios A mãe confessa que vai se ver livre da filha, que já não aguenta mais, e Humbert fica desesperado, não imagina sua vida longe de Lo, Lolita dou Dolly, como ele costumava nomear em seu diário, e imagina como poderia matar a talvez afogada,  e ideias passam por sua cabeça obsessiva até desiste. 


Ele mente para seu médico pedindo lhe remédios fortes para insonia, afim de drogar a mãe e acariciar a filha também drogada com os remédios e vai fazer visitas constantes no médico afim de realizar seu desejo. 
A mãe de Lolita decide colocar seu plano em prática e leva a filha para um colégio interno e Humbert sofre com sua ida. Depressadamente a mãe confessa através de uma carta sua paixão por Humbert e ele pensando ainda que ficará mais próximo de Lo, e  aceita o casamento.

Daí para frente serão muitas surpresas, Humbert até pede para nos leitores olhar com olhos de piedade para essa sua paixão, que não o julguemos.  Não vou dizer mais nada sobre o restante do livro, o ideal é que vcs leiam e tirem suas próprias conclusões.







49 comentários:

  1. Eu vi o filme. Gostei muito, mas também fiquei um tanto chocada com o final. O que você contou, foi basicamente tudo que aconteceu no filme, que já li, que é uma adaptação muito boa.
    Curto bastante literatura russa

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São inúmeras as adaptações,contudo todas retratam o texto muito bem. Bjus

      Excluir
  2. Parece ser uma história muito interessante! Beijo Patty http://ocadernodasideiasparvas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gostei bastante, as primeiras linhas não foram as melhores mais depois da primeira página quis ler até o final. Hahaha, adorei!

      Excluir
  3. 150 páginas em dois dias? O livro deve der muito legal mesmo *--*
    O novo também já me chamou a atenção ♥

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O filme vi mas não li o livro :)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho bastante importante a leitura, para que haja uma melhor compreensão. Bjus!

      Excluir
    2. Eu acho bastante importante a leitura, para que haja uma melhor compreensão. Bjus!

      Excluir
  5. Olá, Patrícia.
    Ainda não li o livro, mas já assisti alguns filmes baseados nele. Inclusive a minissérie que está passando na globo hehe. Tenho vontade de ler pela importância que o livro tem, mas não sei se gostaria de um tema como esse. tenho horror a pedofilia. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No inicio tive bastante nojo, tenho horror também a pedofilia, mais ao decorrer do livro, a paixão é meio que reciproca, a Lolita não é tão santinha.

      Não me arrependo da leitura.

      Bjus!

      Excluir
  6. Oi Patrícia, sua linda, tudo bem
    Eu também adoro os romances clássicos, o linguajar mais rebuscado não me afasta, até gosto, faz parte de uma época que não existe mais e nos ajuda a mergulhar na história. Mas você escolheu logo um super polêmico, eu sei que o autor pede para não julgar o personagem, mas eu não consigo, uma menina de 12 anos, é um pecado!!! Só por isso, confesso que não o leria, acho que iria me sentir bem com o sentimento dele.
    Mas independentemente disso, sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quero imenso ler este livro! Então agora, depois de ler a review, ainda com mais vontade fiquei :)
    Messy Hair, Don't Care | Blog

    ResponderExcluir
  8. Oi Patrícia!
    amei o post. Já tinha visto falar do filme, mas ainda não assistir. Parece ser bem interessante.
    Beijos, Karol
    http://sonhosdetodagarotinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flores!

      Creio que sim, o livro é muito interessante, envolvendo e surpreende.

      Excluir
  9. Nossa, que história diferente, parece até "verdades secretas", fiquei curiosa. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK de certa forma sim, mais é bem diferente a leitura se comparar com a novela. Bjus

      Excluir
  10. Amo romances e o engraçado é que nunca tinha ouvido falar desse. Adorei!

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?fref=ts

    Big Kiss ;*
    www.angelpoubl.com

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    não conhecia o livro e pela capa achei que seria uma história bem diferente, mas gostei, bem leve.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. esse livro é maravilhoso, li super jovem e foi até meio forte na epoca kkk
    deu vontade de ler de novo

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  13. Faz teeempo que eu ensaio ler esse livro! mas ele ta super na minha lista ;)


    beijo beijo
    www.jafomoslegais.com

    ResponderExcluir
  14. olá Patrícia obrigado pela visita ao meu blog e pelas simpáticas palavras que deixaste no meu post!! gostei bastante do teu blog e da maneira como escreves, ganhaste uma seguidora e convido-te a partilhares as tuas opiniºoes no meu blog sempre que desejares,,
    já vi o filme e gostei bastante !!
    beijinhos
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. Quero muuuito ler este livro. Pelas resenhas que já li, enxergo uma enorme semelhança entrega história contada pela novela "Verdades Secretas" posso estar enganada pois ainda não o li.
    Está marcado na minha lista de desejo.
    Ótima resenha, como sempre está de parabéns! Bjs bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Ahhh eu tenho muita vontade de ler "Lolita", o livro parece ser ótimo! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  17. Preciso mesmo de me sentar a ler esse clássico :) A história pode parecer simples, mas levanta muitas questões acerca da pureza do amor e da legitimidade em amar alguém que não é suposto.

    Sou (quase :P) farmacêutica e decidi criar um blog, http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/ , onde partilho o meu conhecimento acerca dos vários tipos e problemas de pele, das melhores rotinas de beleza a adotar para cada um, e tento ajudar as leitoras a escolher os melhores produtos e pelas suas propriedades e ingredientes.
    Visita ;)

    ResponderExcluir
  18. eu AMO a historia, já li e vi varias versoes em filme!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  19. Oi flor, tudo bem contigo ???
    Confesso que morro de vontade de ler Lolita. Ele já faz parte da minha lista a muito tempo, porém, sempre adio a leitura. Não sei porque faço isso, mas acho que gosto de ficar cada vez mais curiosa com relação à essa história.
    Li poucas resenhas desse livro, mas todas comentaram a mesma coisa que você, é uma leitura indicadíssima !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  20. Eu estou me policiando para cada dia ler mais e mais ... a leitura é muito importante e não tenho esse apego com a leitura. Admiro os amantes da leitura.
    Belo post ...

    Grande Beijo

    http://abelezaeonossovicio.blogspot.com.br/
    @abelezaeonossovicio

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro. A alguns anos atrás até iniciei a leitura, mas não terminei! Um dia eu leio, rsrs

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Patrícia!!
    É uma história sempre atual...já rendeu as mais variadas versões para o cinema e a TV.
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu também quando pego num bom livro é quase impossível de parar, passo horas a ler !
    with love, KATE ❤

    ResponderExcluir
  24. Uauuu fiquei curiosa para ler :)
    Beijinhos

    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  25. Eu devo ter esse livro em casa ainda. Cheguei a ler umas partes qdo minha mãe estava lendo, há vários anos. Na época estava na faculdade e sem tempo para ler. Agora que vc me fez lembrar dele, vou pegar pra ler, hehe.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

    ResponderExcluir
  26. Já vi o filme e gostei muito, mas o livro parece-me melhor ainda. Tenho e ler.

    Beijinhos e Bom Fim de Semana ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia o livro, não gosto de romances, mas é uma ótima dica para quem gosta desse estilo literário.
    Bom fim de semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannafonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Tenho aqui esse livro mas ainda não li, quero muito!
    beijos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Muito, muito obrigado querida :')

    Não vi o filme mas pela maravilhosa resenha que fizeste fiquei com imensa vontade de o ver! Sem dúvida que a história me prendeu!

    NEW TIPS POST | MAKE UP TREND
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  30. Parece ser bastante interessante.

    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Obrigado querida <3 Sem dúvida que um baton e um bom delineado fazem toda a diferença. Fica um must :D

    NEW BRANDING POST | Gio Rodrigues Spring Summer 2016
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  32. Eu adoro contos russos, tem um livro com muitos contos! Mas não conheço essa obra! Vou procurar para ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha achei interessante a historia.bjs (: e obrigada pela visita volte sempre.borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá querida, muito obrigada também gostei muito do resultado do corte ;)
    Enfim estou muito curiosa para o filme!
    Ótima resenha, fiquei muito curiosa para ler o livro também.
    Beijinhos
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  35. Esse livro está na minha lista de leitura!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Gosto tantoooo desta história, confesso que nunca li o livro, algo que deveria fazer, mas vi o filme já umas quatros vezes! Adoro...recomendo a toda a gente! =)
    Já estou a seguir o teu blog ;) Faz uma visita ao meu espero que gostes!
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    Beijinhos*

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado pela visita.
Que tal dizer o que achou? Vou adorar saber.

Deixe o link do seu blog, quero conhecer!