Quinta da saúde - Benefícios da Granola

08:38 PATY 1 Comments



A granola é uma mistura de grãos e cereais como a castanha de caju, castanha do Pará, nozes, amendoins, germe de trigo, flocos de milho, cevada, aveia, flocos de arroz e flocos de linhaça, sendo assim, é uma cominação que proporciona muitos nutrientes, provindo de cada alimento inserido.
              
 Algumas vitaminas que podem ser encontradas na granola, são as vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, ferro, ácido fólico e zinco, complementando a dieta diária com a reposição de nutrientes que são facilmente consumidos pelo organismo durante as atividades físicas.
Além de eliminar as toxinas do corpo, a granola contém muitas fibras que auxiliam no funcionamento regular do intestino, ocasionando em uma sensação de saciedade auxiliando quem deseja emagrecer, porém, deve ser combinada a uma dieta saudável e com a prática de exercícios constantes, pois possui um alto valor calórico e índices altos de sódio, devendo ser muito bem equilibrado com a dieta.
Devido a suas propriedade proteicas, a granola deve ser principalmente consumida pela manhã, desta forma o corpo terá tempo de processar as proteínas ao longo do dia, repondo toda a manutenção do organismo, e assim prevenindo o corpo de infecções intestinais ou ainda de células cancerígenas. 

É necessário seguir uma dieta de reeducação alimentar juntamente com o consumo de granola, pois do contrário, seria somente mais um alimento ingerido que poderá saciar a vontade de comer mais e ainda engordar devido a quantidade de gorduras de sua mistura de cereais, no entanto, quando consumida de forma coerente, a granola traz benefícios para o organismo e principalmente atua no auxílio para o emagrecimento.

Deve ser consumido principalmente combinado a alimentos saudável de origem natural, ou seja, uma porção de cereais com frutas e granola, pode ser uma opção de refeição que obviamente será necessário para o horário da manhã, saciando a fome, repondo todos os nutrientes necessários para dar maior disposição ao corpo, e principalmente com a ingestão do leite que contém triptofano, quando relacionado a serotonina nos mantém bem humorados.
Granola com iogurte, com açaí ou nas vitaminas são os meios mais comuns de consumir granola, outras pessoas optam pelas barras de cereais que contém granola, porém, estas devem ser consumidas somente para controlar a fome fora do horário da refeição, não devendo substituir uma refeição em hipótese sequer.
Por fornecer muita energia ao corpo, o ideal é seu consumo nos horários da manhã da tarde, principalmente por ser horários em que o corpo ainda está recebendo muitos líquidos, contribuindo para uma melhor distribuição dos nutrientes no organismo, já o horário da noite, não é indicado para o consumo deste grão, pois o corpo precisa se preparar para o repouso e consequentemente o período em que fica sem a ingestão de líquidos é maior.
A granola contém o açúcar mascavo, que é um açúcar extraído da cana e mais saudável e natural do que o açúcar branco, porém, mesmo desta forma é um alimento calórico, devido a quantidade de gorduras que os grãos contém provindos das castanhas que possui na fórmula.
Seu consumo deve ser guiado por um nutricionista, que irá sugerir a ingestão da granola pelo menos duas ou três vezes na semana, permitindo que a alimentação durante as refeições da manhã e da tarde sejam balanceadas, variando os nutrientes que o corpo necessita através de outros alimentos.


FONTE; http://www.regime.blog.br/saude-e-bem-estar/122-beneficio-da-granola-para-saude-e-o-emagrecimento

Um comentário:

  1. Eu nunca fiz uma barrinha de granola, mas tenho algumas receitas para experimentar.
    Tem tudo o que podemos beneficiar para termos um dia cheio de energia :D

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado pela visita.
Que tal dizer o que achou? Vou adorar saber.

Deixe o link do seu blog, quero conhecer!