Como tirar da cabeça aquela música que teima em ficar ?

15:53 PATY 0 Comments





De repente você acorda e já começa a se lembrar daquela musiquinha chata, e nisso vai o dia todim...




Por que isso acontece? Como faz para se livrar?
 Existe um estudo científico que explica como lidar e o por quê desse fenômeno, o imaginário musical involuntário, ou earworm (larva de ouvido), termo criado pelo professor James Kellaris da Universidade de Cincinnati.

O que acontece?

Na pesquisa, uma música era colocada para que voluntários ouvissem, mas, sem aviso, elas eram interrompidas. Mesmo sem ouvir, os cientistas perceberam que o córtex auditivo das pessoas continuava trabalhando, relembrando a melodia. Quando a música era desconhecida, a mente do sujeito ficava vazia e para ocupar esse espaço, o cérebro começava a repetir o que tinha acabado de ouvir.
Essa peça que nossa própria mente prega, acontece por vários motivos, seja por exposição repetida à canção ou até mesmo pela simplicidade das letras, como em musiquinhas infantis, ta aí Hakuna Matata e Let it Go para não deixar mentir.

Como apagá-la da mente?

1. Distração

Segundo especialistas, se distrair fazendo alguma atividade que curte, como sexo, ou um hobby qualquer, é a melhor forma, pois faz com que a música suma da cabeça rapidamente.
Mas se mesmo assim o quadrado não rolar, existem mais duas opções:

2. Trocar a música

Um método eficiente é substituir uma música por outra, tipo 6 por meia dúzia. Existe até um siteque te ajuda exatamente com isso. A gente te indica uma bem bacana:

3. Fazer um intensivão

Cantarolar a música-chiclete durante o dia inteiro, o tempo todo, se possível no maior volume. Segundo os cientistas, isso criará um confronto com o cérebro, principalmente com a versão completa da música. Como vai ficar saturado, acaba por dar sumiço na maldita larva em seu ouvido.

Fonte: kryptoniitti | mashable

0 Pétalas:

Olá! Obrigado pela visita.
Que tal dizer o que achou? Vou adorar saber.

Deixe o link do seu blog, quero conhecer!