Dobermans

14:22 PATY 0 Comments

Boa tarde!

O cão de hoje é a vez dos Doberman :D brilhar por aqui


Origem
O país de origem do Doberman é a Alemanha, talvez por isso se mostre um cão obediente e na maior parte do tempo sério. Acredita-se que ele tenha sido desenvolvido a partir do cruzamento das raças Weimaraner, Manchester Terrier, Rottweiler, Pinscher alemão e Greyhound inglês. O responsável por esse cruzamento que deu resultado ao Doberman seria Louis Dobermann de Apolda, na Turíngia, Alemanha. Louis era coletor de impostos, e carregava dinheiro por diversas regiões da cidade, algumas perigosas. Então ele decidiu ir atrás de um cão que pudesse ser seu companheiro, protegesse-o e fosse destemido. O Dobermann guarda estas características até hoje. Foi reconhecido em 1900, na Alemanha, onde foi determinado qual seria o padrão da raça.
Características

Nas características físicas do Doberman pode se destacar seu corpo forte, musculoso, com mandíbula bem desenvolvida. Sua postura é sempre ereta e firme, como de um cavaleiro, suas orelhas pontudas e apontadas para cima dão o toque final. Outras características do Doberman é seu tamanho que chega a 70cm, podendo pesar até 40Kg. Sua pelagem é curta, considerada dura, espessa, e lisa, sendo disponível apenas nas cores, preto com castanhas e marrom com manchas castanhas. Dobermans chegam a atingir 60Km/h quando correm, mostrando rapidez e agilidade.



Temperamento
O temperamento do Doberman é dócil, obediente, ativo e sério. São cães inteligentes que sempre agem com firmeza, e têm uma personalidade estável. Fieis a seus donos, estão sempre alerta a qualquer sinal de perigo para proteger sua família. Este é um cão que possui mordida forte e pode causar sérios estragos, por isso é preciso treiná-lo desde filhote, evitando o risco de atacarem estranhos. São muito instintivos, e gostam da atenção dos familiares.
Doenças
As principais doenças do Doberman, males aos quais o animal está mais propenso são: cardiomiopatia, displasia coxo-femural, hipotiroidismo, atrofia progressiva da retina, Síndrome de Wobbler, Doença de Von Willebrand. Muitas doenças são hereditárias, por isso é preciso prestar atenção a seu histórico familiar. Da lista, a cardiomiopatia e doença de Von Willebrand são algumas das hereditárias, e mais comuns. A primeira é um problema no coração que precisa ser identificado logo de inicio, e a segunda é ocasionada pela instabilidade das vértebras cervicais ou má-formação do canal espinhal, o que acaba comprimindo a medula espinhal. Os sinais clínicos destas e outras doenças podem ser percebidos por seus donos em um primeiro momento. Alterações de comportamento podem indicar o início de alguma enfermidade. Os diagnósticos devem ser realizados apenas por um profissional, e os tratamentos preventivos consistem em visitas regulares ao medico veterinário, vacinações em dia e checagem do histórico familiar.
Preço
O preço do Doberman pode variar por causa de alguns fatores como: sexo do cachorro, (fêmeas custam mais caro), pedigree, linhagem, etc. Os preços dos filhotes de Doberman variam na faixa de aproximadamente R$ 600 a R$ 1,5 mil reais, encontrados em canis e petshops.
Cuidados Especiais
Nos cuidados especiais do Doberman, o primeiro item a ser levado em consideração são as atividades físicas. Este é um cachorro de grande porte e ativo, para crescer bem ele precisa realizar passeios todos os dias e brincadeiras de preferência ao ar livre. Isso os estimula e afasta o risco de se sentirem frustrados, gastando sua energia usando agressividade. Exercícios os estimulam física e mentalmente. O local de moradia desta raça deve ser de preferência espaçoso, eles não se adaptam muito bem a apartamento. Para não se tornarem traiçoeiros e agressivos, o que pode acontecer com qualquer raça, precisam apenas receber cuidados e atenção. O adestramento pode ajudar a torná-lo um cão comportado, além de ser uma forma de atividade. Sua alimentação deve ser bem regulada, e seus banhos regulares. Sua pelagem, por ser curta, não exige muita escovação.

                    http://www.portalpets.com.br/caes/doberman/

0 Pétalas:

Olá! Obrigado pela visita.
Que tal dizer o que achou? Vou adorar saber.

Deixe o link do seu blog, quero conhecer!