Alimente suas madeixas

14:36 PATY 3 Comments

Como assim? E desde quando cabelo come?




Desde sempre.

Nós mulheres temos mania de gastar nosso dinheiro com produtos de salão caríssimos. Perdemos tempo e ainda por cima são necessárias muitas sessões para que o fio fique realmente restaurado. 
Acontece que na nossa casa temos diversos alimentos que deixam o nosso querido cabelinho morto de feliz e consequentemente lindo e saudável e o melhor bem mais barato.

Banana

Por conter óleos naturais e 75% de água. Também como fortalecedor dos fios por sua riqueza em potássio, além de minimizar a quebra e restaurar os cabelos danificados. Existem várias máscaras feitas com a banana e que junto com outros alimentos formam hidratantes perfeitos para dar brilho, vida nova e até ajudar no crescimentos dos cabelos.


Cerveja

é excelente para os cabelos por conter várias vitaminas (principalmente a Vitamina B – importante para a saúde do escalpe e na recuperação do couro cabeludo), proteínas, malte, lúpulo, sílica, biotina, magnésio, fósforo, potássio e maltose, tudo isso é responsável basicamente por dar brilho, tirar o volume do cabelo, prevenir caspa e fortalecer os fios. Antes de usar, espere sair todo o álcool, para isso despeje em uma vasilha e espere. Depois de passar a bebida nos fios, seja como shampoo, condicionador ou tratamento, espere agir uns minutos e enxágue com água fria


Vinagre de maça

Ele vai equilibrar o pH dos fios, principalmente depois de alguma química, alisamento ou tintura. Por ser um excelente acidificante natural, ele contrai a cutícula e sela as escamas dos fios, deixando-os mais encorpados, com mais brilho e maciez. O melhor vinagre para este fim é o de maçã, por conter traços de pectina, que atua como agente hidratante. Deve ser usado como condicionador, diluído em água (25ml para 100ml de água) após o shampoo e não enxaguar mais.

Olho de coco

Possui alto teor hidratante, por ter 92% de gordura saturada, também vitamina E e ácido graxos. É absorvido imediatamente pelos fios, o que é uma vantagem para cabelos secos com pontas duplas, também com química e tinturas, dando a eles uma boa aparência e nova estrutura aos fios. Basta usar duas gotas na palma da mão e espalhar pelas pontas que estão danificadas


Azeite de oliva

Umectante e hidratante, excelente para a maciez e vitalidade dos fios. Faça sua hidratação em casa mesmo, aplicando o azeite morno direto nos cabelos, depois envolva com uma toalha aquecida ou uma touca térmica (nunca a touca elétrica, afinal você não quer fritar a cabeça, né?). Pode até usar como finalizador para pontas e outras várias receitas de hidratação.

Mel

Alimento rico em vitaminas A, D, E e C, faz dele um dos nutrientes mais ricos da natureza. Excelente para os cabelos porque hidrata, deixa os fios mais saudáveis e com muito mais brilho e maciez. Porém, é um produto que deve ser usado com cremes de hidratação ou óleos, que além de potencializar o efeito nas madeixas, se torna mais fácil a aplicação e a retirada do produto dos cabelos.


Gema de ovo- 

Na gema se concentra uma alta quantidade de proteína e de vitaminas A, E e B, além de ácidos graxos e ácidos de enxofre, age no cabelo como um excelente hidratante natural. Utilizando no couro cabeludo também vai minimizar o problema de queda, ativa o crescimento e torna a raiz mais forte, além de dar brilho e maciez nos cabelos danificados, também é excelente para cabelos crespos. 


Abacate-

rico em nutrientes e bom para o cabelo, é praticamente um combo de vitaminas (A, E, K, C e B6), contém também potássio, proteína, ácido fólico e cobre. Como outros alimentos acima, evita a perda de cabelos, acelera o crescimento e promove brilho e maciez para os fios. 


Maisena

pode ser usado como máscara de hidratação, faça um mingau com água e aplique nos cabelos, é a famosa touca de gesso. Quanto mais usar, mais os cabelos ficam com brilho, maciez, nutridos e se tiver cabelos rebeldes, terá a grata surpresa de ver que eles irão se acalmando. 


Iogurte

Alimento poderoso para os cabelos  por conter proteínas, cálcio, vitamina A e vitaminas do complexo B. Funciona tanto para tratamento de caspa e coceiras no couro cabeludo, como hidratação para reaver o brilho e maciez fortalecendo os fios. Usado com óleos, como de coco, de aloe vera e amêndoas (depois de aplicado, deixar agir por um tempo e então lavar), os cabelos terão vida nova. Com suas propriedades anti-fúngicos e anti-bacterianos, aplicado diretamente no couro cabeludo, acalmará a coceira e diminuirá a caspa.

Açúcar mascavo

Este açúcar se mantém mais puro e rico em cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio, zinco, cobre, vitaminas B1, B2 e C. Como máscara para hidratação, pode funcionar muito bem, deixando os cabelos super macios e brilhantes (pode, já vi gente que não gostou do resultado). Como esfoliante natural, ao aplicar junto com um creme ou óleo de hidratação (ou até azeite), ele sela a cutícula dos fios, deixando o cabelão mais sedoso e fino, dando fim às pontas duplas

Maionese

Essa é uma hidratação que vale apenas para cabelos secos, crespos e volumosos. Faça essa hidratação apenas uma vez ao mês. Como todas as hidratações, depois da aplicação, para potencializar ainda mais deixe agir entre 15 e 30 minutos, sempre protegido por uma touca.

Leite-
por ser rico em vitaminas, cálcio, proteína e albumina, que retarda o envelhecimento. Misture um copo à sua máscara de hidratação, mais um óleo de sua preferência, passando mecha por mecha e deixando agir antes de lavar. Reanima as madeixas, dando brilho e maciez, principalmente se forem tingidos e com pontas duplas, pois age selando a cutícula dos fios.



3 comentários:

  1. Oi, Patrícia! Tudo bem? Achei o post e as suas dicas muito bacanas! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post :D
    Beijos

    http://nailsbyanas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. O vinagre já sabia há muito tempo, a minha irmã usa de vez em quando misturado em água morna, é o melhor para retirar todas as impurezas do cabelo e diminuir a caspa.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado pela visita.
Que tal dizer o que achou? Vou adorar saber.

Deixe o link do seu blog, quero conhecer!